Todo dia pego um ônibus para faculdade. Todo dia a mesma coisa, uma incivilidade atras da outra. Primeiro ninguém ensinou francês a fazer fila. Fica aquele aglomerado de pessoas esperando o motorista abrir a porta... pelo menos as situações de empurra-empurra são raras. Vencido o primeiro obstaculo, vem o segundo: as pessoas entram sozinhas e "marcam" os lugares do lado com suas bolsas. Mensagem implicita: "não quero ninguém do meu lado" ou "pra sentar aqui vai ter que me pedir por favor..." Eu tenho vontade de xingar a mãe. Depois no restaurante universitario, você fica sendo empurrado de todo lado... não sabem e não conseguem se organizar em fila!
Na verdade, os franceses sabem como ninguém a maneira certa de fazer e a forma polida de mandar você se lascar. Eles usam todos os subjuntivos, pessoais e impessoais, no futuro do pretérito ou no mais que perfeito, não importa. A incivilidade polida é um esporte nacional.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário