A gente perdeu de participar ativamente da eleição presidencial brasileira, mas de consolo a gente contempla enquanto “observadores internacionais”, as eleições do país que derrubou a bastilha e guilhotinou o rei e alguns revolucionários também...
Aparentemente fazia muito tempo que o povo francês não voltava com tanta vontade... num país onde o voto não é obrigatório, não deixa de ser alto um índice de participação de 84%...
Dia 06 de maio é o segundo turno e a gente vai saber se o país terá um retorno à esquerda ou se vai lentamente continuar a dobrar à direita e a perder seu caminho de igualdade social historicamente construído.
De tudo o que eu ainda não entendi, o mais chocante são os milhões de franceses que votaram “ao centro”, um centro que não tinha uma proposta concreta quinze dias antes da eleição, e que resolveu apresentar umas idéias como “contra a discriminação”, “pela educação”...
Uma colega minha disse que era legal porque “não tinha aquela história de esquerda e direita”... Para mim essa história faz toda a diferença...
De um lado, a direita a dizer que é preciso lutar contra os abusos dos desempregados que mamam no governo, contra os imigrantes que não têm os papéis, mas que seus filhos são escolarizados na França (toda criança aqui vai pra escola, pouco importa de onde ela vem), a dizer que a pedofilia é genética (nem consigo mais olhar um bebê e imaginar que vai ser um pedófilo), que eles vão “moralizar” o país. Para mim, pode até ter desempregado que mame no governo... mas eu tenho certeza que a mamadinha deles não é nada perto da exploração monetária...
Trata-se mais uma vez de instalar o velho clima de todos contra todos e obviamente os mais fracos são sempre o bode expiatório perfeito... o camarada fica desempregado e ainda é chamado de ladrão... o imigrante sai muitas vezes da sua terra estrupiada, tem seu filho na escola, mas se lasca lavando banheiro, não é escolarizado em língua francesa e vira o bicho papão, e o pedófilo, nem sei o que ele ta fazendo no meio de uma campanha política...
São todos culpados pelo grande rombo no quarta economia do mundo...
26 abril 2007
Bodão
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário